A construção do campo da didática
DOI:
https://doi.org/10.35699/edur.v41i41.60662Palavras-chave:
Âmbitos disciplinar e teórico-investigativo da Didática, Histórico da Didática, Didática Geral e Didaticas Especiais, EndipesResumo
A resenha refere-se à versão inicial do artigo “A transformação histórica da didática no Brasil: reflexões sobre o ENDIPE (1972 a 2024) e sua relevância na formação docente”, submetido à Educação em Revista e que foi objeto de análise e diálogo colaborativo entre os autores e pareceristas, conduzido pela editora-chefe do periódico. Com base em princípios da Ciência Aberta, buscou-se contribuir para a construção coletiva e contínua do conhecimento científico, tecnológico e cultural, no campo da Didática. Assim, a resenha apresenta uma apreciação crítica do artigo, incluindo sugestões que visam ao enriquecimento da abordagem do tema, discutidas durante o referido diálogo. O texto contém uma introdução em que se indicam características do artigo, tais como sua origem em tese de doutoramento e referências bibliográficas em que os autores fundamentam a discussão feita. Na sequência, tratam-se a relação entre Didática e Didáticas Específicas, aspectos da trajetória da Didática desde Comenius e as transformações do campo evidenciadas nos ENDIPES. A propósito dessas transformações, a resenha inclui uma síntese de movimentos na constituição do campo da Didática, desde sua constituição como disciplina curricular na formação de professores até sua consolidação como campo profissional, no período de 1971 a 2020.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Educação em Revista

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.













