O TRABALHO DO(A) PEDAGOGO(A) ESCOLAR: UM ESTUDO PAUTADO NA PEDAGOGIA DIALÉTICO-CRÍTICA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35699/edur.v41i41.60677

Palabras clave:

Pedagogía dialéctico-crítica, pedagogo escolar, praxis educativa

Resumen

O objeto desta resenha avaliativa é o artigo intitulado “O trabalho do(a) pedagogo(a) escolar: um estudo pautado na pedagogia dialético-crítica”. Tem como objetivo discutir o trabalho do pedagogo escolar sob a ótica da Pedagogia dialético-crítica. O contexto institucional da pesquisa é a Rede Municipal de Educação da cidade de Manaus, AM. As autoras do referido artigo - Luciana Pereira da Costa e Silva, Fernanda Pinto de Aragão Quintino e Thaiany Guedes da Silva - participaram do processo de avaliação por pares aberta no periódico Educação em Revista. O trabalho está adequado à política editorial da Revista e encontra-se situado no campo da pesquisa educacional. Apresenta resultados parciais de uma pesquisa de doutorado em andamento no curso de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Assume a concepção de pedagogia como ciência da educação, ressaltando a sua constituição como um campo de pesquisa promissor. Destaca, no contexto nacional, a questão epistemológica, científica, curricular e profissional como os grandes eixos da pesquisa pedagógica. Foca no eixo profissão, articulando-o com as concepções teóricas que permeiam o trabalho do pedagogo escolar.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Adelson Ferreira da Silva, UNEB/ CAMPUS XII

    Doutor em educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor Adjunto da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Formação Docente (PPGEDUF). Membro do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire (NEPE), na linha de Pesquisa Sistemas filosóficos, ciência da educação e processos formativos. 

Publicado

2025-12-23

Número

Sección

Resenha Avaliativa

Cómo citar

1.
O TRABALHO DO(A) PEDAGOGO(A) ESCOLAR: UM ESTUDO PAUTADO NA PEDAGOGIA DIALÉTICO-CRÍTICA. edur [Internet]. 2025 Dec. 23 [cited 2025 Dec. 24];41(41). Available from: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/60677