O TRABALHO DO(A) PEDAGOGO(A) ESCOLAR: UM ESTUDO PAUTADO NA PEDAGOGIA DIALÉTICO-CRÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.35699/edur.v41i41.60677Palabras clave:
Pedagogía dialéctico-crítica, pedagogo escolar, praxis educativaResumen
O objeto desta resenha avaliativa é o artigo intitulado “O trabalho do(a) pedagogo(a) escolar: um estudo pautado na pedagogia dialético-crítica”. Tem como objetivo discutir o trabalho do pedagogo escolar sob a ótica da Pedagogia dialético-crítica. O contexto institucional da pesquisa é a Rede Municipal de Educação da cidade de Manaus, AM. As autoras do referido artigo - Luciana Pereira da Costa e Silva, Fernanda Pinto de Aragão Quintino e Thaiany Guedes da Silva - participaram do processo de avaliação por pares aberta no periódico Educação em Revista. O trabalho está adequado à política editorial da Revista e encontra-se situado no campo da pesquisa educacional. Apresenta resultados parciais de uma pesquisa de doutorado em andamento no curso de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Assume a concepção de pedagogia como ciência da educação, ressaltando a sua constituição como um campo de pesquisa promissor. Destaca, no contexto nacional, a questão epistemológica, científica, curricular e profissional como os grandes eixos da pesquisa pedagógica. Foca no eixo profissão, articulando-o com as concepções teóricas que permeiam o trabalho do pedagogo escolar.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Educação em Revista

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todo el contenido de la revista, excepto dónde se indique lo contrario, está licenciado bajo una licencia de Creative Commons de tipo Atribución BY. Esta licencia permite que otros distribuyan, adapten y creen a partir del trabajo publicado en Educação em Revista, inclusive para fines comerciales, siempre que sea atribuido el debido crédito por la creación original. En caso de que ser el autor el responsable por la adaptación o recreación, deberá enviar mensaje a la editora de Educação em Revista informando tal situación, con la comprobación de la atribución del crédito de publicación original.













