O TRABALHO DO(A) PEDAGOGO(A) ESCOLAR: UM ESTUDO PAUTADO NA PEDAGOGIA DIALÉTICO-CRÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.35699/edur.v41i41.60677Palavras-chave:
Pedagogía dialéctico-crítica, pedagogo escolar, praxis educativaResumo
O objeto desta resenha avaliativa é o artigo intitulado “O trabalho do(a) pedagogo(a) escolar: um estudo pautado na pedagogia dialético-crítica”. Tem como objetivo discutir o trabalho do pedagogo escolar sob a ótica da Pedagogia dialético-crítica. O contexto institucional da pesquisa é a Rede Municipal de Educação da cidade de Manaus, AM. As autoras do referido artigo - Luciana Pereira da Costa e Silva, Fernanda Pinto de Aragão Quintino e Thaiany Guedes da Silva - participaram do processo de avaliação por pares aberta no periódico Educação em Revista. O trabalho está adequado à política editorial da Revista e encontra-se situado no campo da pesquisa educacional. Apresenta resultados parciais de uma pesquisa de doutorado em andamento no curso de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Assume a concepção de pedagogia como ciência da educação, ressaltando a sua constituição como um campo de pesquisa promissor. Destaca, no contexto nacional, a questão epistemológica, científica, curricular e profissional como os grandes eixos da pesquisa pedagógica. Foca no eixo profissão, articulando-o com as concepções teóricas que permeiam o trabalho do pedagogo escolar.
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