O TRABALHO DO(A) PEDAGOGO(A) ESCOLAR: UM ESTUDO PAUTADO NA PEDAGOGIA DIALÉTICO-CRÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.35699/edur.v41i41.60677Keywords:
Pedagogía dialéctico-crítica, pedagogo escolar, praxis educativaAbstract
O objeto desta resenha avaliativa é o artigo intitulado “O trabalho do(a) pedagogo(a) escolar: um estudo pautado na pedagogia dialético-crítica”. Tem como objetivo discutir o trabalho do pedagogo escolar sob a ótica da Pedagogia dialético-crítica. O contexto institucional da pesquisa é a Rede Municipal de Educação da cidade de Manaus, AM. As autoras do referido artigo - Luciana Pereira da Costa e Silva, Fernanda Pinto de Aragão Quintino e Thaiany Guedes da Silva - participaram do processo de avaliação por pares aberta no periódico Educação em Revista. O trabalho está adequado à política editorial da Revista e encontra-se situado no campo da pesquisa educacional. Apresenta resultados parciais de uma pesquisa de doutorado em andamento no curso de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Assume a concepção de pedagogia como ciência da educação, ressaltando a sua constituição como um campo de pesquisa promissor. Destaca, no contexto nacional, a questão epistemológica, científica, curricular e profissional como os grandes eixos da pesquisa pedagógica. Foca no eixo profissão, articulando-o com as concepções teóricas que permeiam o trabalho do pedagogo escolar.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Educação em Revista

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
All contents of the publication, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons license of type BY attribution. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from work published in Educação em Revista, even for commercial purposes, as long as they give it due credit for the original creation. If the author is responsible for remixing or adapting, he should send a message to the editorial department of Educação em Revista informing such a situation with proof of the credit attribution of the original publication.













