Qual o lugar dos materiais visuais na pesquisa em Educação?
Keywords:
pesquisa educacional, pesquisa com crianças, artefato acadêmicoAbstract
Convivemos com os mais diversos materiais compostos por imagens e textos. No entanto, apesar do convívio secular com os materiais visuais e participação deles em nossas vidas, nosso olhar, na maioria das vezes, não percebe as diferentes funções e combinações que as imagens assumem nesses materiais. Mesmo não sendo um recurso usual no campo da pesquisa educacional mesclar narrativas verbais e visuais, nota-se uma disposição em utilizar materiais visuais nas investigações como possibilidade metodológica e nos modos de narrar e apresentar os artefatos acadêmicos. Este artigo tem a intenção de realizar um levantamento analítico sobre os materiais visuais nas pesquisas com crianças produzidas por uma linha de pesquisa que investiga infâncias, educação infantil e crianças no período de 2008 a 2012. Ancorada em autores que discutem a visualidade na contemporaneidade, a autora examina os materiais visuais que compõem os artefatos acadêmicos e as funções que eles desempenham.
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2015 Educação em Revista
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
All contents of the publication, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons license of type BY attribution. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from work published in Educação em Revista, even for commercial purposes, as long as they give it due credit for the original creation. If the author is responsible for remixing or adapting, he should send a message to the editorial department of Educação em Revista informing such a situation with proof of the credit attribution of the original publication.