Qual o lugar dos materiais visuais na pesquisa em Educação?
Palavras-chave:
pesquisa educacional, pesquisa com crianças, artefato acadêmicoResumo
Convivemos com os mais diversos materiais compostos por imagens e textos. No entanto, apesar do convívio secular com os materiais visuais e participação deles em nossas vidas, nosso olhar, na maioria das vezes, não percebe as diferentes funções e combinações que as imagens assumem nesses materiais. Mesmo não sendo um recurso usual no campo da pesquisa educacional mesclar narrativas verbais e visuais, nota-se uma disposição em utilizar materiais visuais nas investigações como possibilidade metodológica e nos modos de narrar e apresentar os artefatos acadêmicos. Este artigo tem a intenção de realizar um levantamento analítico sobre os materiais visuais nas pesquisas com crianças produzidas por uma linha de pesquisa que investiga infâncias, educação infantil e crianças no período de 2008 a 2012. Ancorada em autores que discutem a visualidade na contemporaneidade, a autora examina os materiais visuais que compõem os artefatos acadêmicos e as funções que eles desempenham.
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