Qual o lugar dos materiais visuais na pesquisa em Educação?
Palabras clave:
pesquisa educacional, pesquisa com crianças, artefato acadêmicoResumen
Convivemos com os mais diversos materiais compostos por imagens e textos. No entanto, apesar do convívio secular com os materiais visuais e participação deles em nossas vidas, nosso olhar, na maioria das vezes, não percebe as diferentes funções e combinações que as imagens assumem nesses materiais. Mesmo não sendo um recurso usual no campo da pesquisa educacional mesclar narrativas verbais e visuais, nota-se uma disposição em utilizar materiais visuais nas investigações como possibilidade metodológica e nos modos de narrar e apresentar os artefatos acadêmicos. Este artigo tem a intenção de realizar um levantamento analítico sobre os materiais visuais nas pesquisas com crianças produzidas por uma linha de pesquisa que investiga infâncias, educação infantil e crianças no período de 2008 a 2012. Ancorada em autores que discutem a visualidade na contemporaneidade, a autora examina os materiais visuais que compõem os artefatos acadêmicos e as funções que eles desempenham.
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2015 Educação em Revista
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todo el contenido de la revista, excepto dónde se indique lo contrario, está licenciado bajo una licencia de Creative Commons de tipo Atribución BY. Esta licencia permite que otros distribuyan, adapten y creen a partir del trabajo publicado en Educação em Revista, inclusive para fines comerciales, siempre que sea atribuido el debido crédito por la creación original. En caso de que ser el autor el responsable por la adaptación o recreación, deberá enviar mensaje a la editora de Educação em Revista informando tal situación, con la comprobación de la atribución del crédito de publicación original.