CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DAS CRIANÇAS

Autores

  • Sandro Vinicius Sales dos Santos Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

Palavras-chave:

Educação Infantil, Criança, Currículo, Campos de Experiência.

Resumo

O artigo analisa os sentidos produzidos pelas crianças sobre a experiência educativa. A partir de um quadro teórico que articula os Estudos da Infância, a teoria de Walter Benjamin, a Sociologia da Experiência de François Dubet e as Pedagogias da Infância e da Educação Infantil, busca-se compreender como as falas e as ações das crianças contribuem para a proposição de um currículo por campos de experiências. O estudo de caso foi realizado com um grupo de crianças de quatro anos de idade durante o ano de 2012 em uma instituição pública de Educação Infantil. Verificou-se que as crianças produzem sentidos sobre as práticas de cuidado e educação que podem se tornar elementos úteis na proposição de um currículo por campos de experiência para as instituições de Educação Infantil.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Sandro Vinicius Sales dos Santos, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM
    Doutor em Educação pelo programa de Pós-Graduação: Conhecimento e Inclusão Social em Educação da Faculdade de Educação da UFMG. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas Sobre Infância e Educação Infantil NEPEI/FAE/UFMG. Professor adjunto do curso de Pedagogia da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – FIH/UFVJM. Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação – Mestrado Profissional: Gestão de Instituições Educacionais – PPGED/ UFVJM.

Publicado

30-05-2023

Como Citar

1.
CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DAS CRIANÇAS. edur [Internet]. 30º de maio de 2023 [citado 24º de dezembro de 2025];34. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21308

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)