ALFABETIZACIÓN CIENTÍFICA: UNA VISIÓN DE SUS DIFERENTES INTERPRETACIONES

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35699/edur.v41i41.48737

Palabras clave:

concepto de alfabetización científica, definición de alfabetización científica, evaluación de la alfabetización científica

Resumen

El objetivo del estudio consistió en realizar una aproximación crítica e histórica al concepto de alfabetización científica, a la definición de las palabras que componen el término, a sus traducciones y a la existencia de instrumentos desarrollados para evaluarla. Se observó que una de las razones de las diferentes perspectivas conceptuales es el significado de la palabra literate, que en inglés puede significar ser poseedor de conocimientos y también saber leer y escribir. Otra razón es la traducción de la palabra literacy, que en portugués puede dar lugar a las palabras alfabetização, literacia y letramento, adquiriendo significados diferentes según su interpretación. El concepto de alfabetización científica es también una de las causas de imprecisión. El hecho de que existan tantos conceptos hace que la alfabetización científica sea a menudo confusa y se limite a la comprensión de la ciencia. Por último, la evaluación de la alfabetización científica es una fuente de debate entre los investigadores del campo, ya que hay pocos instrumentos disponibles en la literatura, la mayoría de ellos evalúan aspectos y dimensiones aislados de la alfabetización científica y una minoría demuestra los procesos de validez en su desarrollo.

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Biografía del autor/a

  • Marcelo Coppi, Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora (CIEP-UE)

    Licenciado em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário São Camilo, Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Bolseiro de Investigação de Doutoramento em Ciências da Educação no Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora. Integra o Conselho de Avaliação da Universidade de Évora. Leciona unidades curriculares de avaliação educacional e investigação em educação no curso de licenciatura em Ciências da Educação. Tem participado em projetos de investigação nacionais e internacionais na área da avaliação pedagógica, avaliação de projetos e formação de docentes, com publicações nessas áreas. Suas principais áreas de atuação são a Avaliação Pedagógica, Formação de Professores e a Literacia Científica.

  • Isabel Fialho, Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora (CIEP-UE)

    É doutorada em Ciências da Educação pela Universidade de Évora. É docente do Departamento de Pedagogia e Educação e membro integrado do Centro de Investigação em Educação e Psicologia (CIEP-UE). Leciona em cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento na área das Ciências da Educação. Tem participado em projetos de investigação nacionais e internacionais, na área da avaliação de escolas, avaliação de aprendizagens, práticas inclusivas, sucesso académico, aprendizagem colaborativa e tecnologias educativas com publicações nessas áreas. Colabora com a Inspeção da Educação na Guiné e de São Tomé e Príncipe.  Tem coordenado estudos de avaliação e participa como perita em programas nacionais do Ministério da Educação: Avaliação Externa das Escolas (desde 2007) e “Territórios Educativos de Intervenção Prioritária” (desde 2015).

  • Marília Cid, Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora

    É doutorada em Ciências da Educação, professora associada do Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora, e desenvolve atividade docente nos domínios da avaliação educacional, didática das ciências e investigação educacional. É investigadora do Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora, do qual foi diretora entre 2013 e 2019, e tem participado em vários projetos de investigação nacionais e internacionais nas áreas da avaliação educacional, práticas inclusivas, didática das ciências e sucesso académico. Participa como perita externa no acompanhamento do Programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária e no Programa de Avaliação Externa das Escolas.

Publicado

2025-02-10

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

1.
ALFABETIZACIÓN CIENTÍFICA: UNA VISIÓN DE SUS DIFERENTES INTERPRETACIONES. edur [Internet]. 2025 Feb. 10 [cited 2025 Dec. 24];41(41). Available from: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/48737