PROGRAMAS DE INCLUSÃO NA UFMG: O efeito do Bônus e do REUNI nos quatro primeiros anos de vigência – um estudo sobre acesso e permanência.

Authors

  • Antônia Vitória Soares Aranha UFMG

Keywords:

Políticas de ação afirmativa, Bônus, Perfil dos estudantes

Abstract

Esse artigo apresenta uma análise do impacto da adoção do Programa de Bônus no processo de seleção da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) sob a perspectiva da inclusão racial, da educação pregressa e por faixa de renda. Foram analisados dados dos últimos treze vestibulares, contemplando os quatro primeiros anos de aplicação do bônus. Além da análise do acesso à UFMG, esse artigo traz também informações a respeito da permanência de estudantes que ingressaram em cursos presenciais da UFMG nos dois primeiros anos de vigência do Programa de Bônus.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Antônia Vitória Soares Aranha, UFMG

possui graduação em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (1979), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais e Diretora da Faculdade de Educação da UFMG. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Trabalho e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação profissional, trabalho e educação, mercado de trabalho, educação de adulto trabalhador, formação omnilateral, produção de saberes no trabalho e subjetividade do trabalhador. (Texto informado pelo autor) Última atualização do currículo em 30/04/2007 Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1985572093774940

Published

2023-05-29

How to Cite

Aranha, A. V. S. (2023). PROGRAMAS DE INCLUSÃO NA UFMG: O efeito do Bônus e do REUNI nos quatro primeiros anos de vigência – um estudo sobre acesso e permanência. Educação Em Revista, 28(4). Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21047

Issue

Section

Artigos

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.