História coletiva e construções subjetivas: uma trama de narrativas em uma creche comunitária

Authors

  • Vanessa Ferraz Almeida Neves Universidade Federal de Minas Gerais

Abstract

O presente trabalho tem por objetivo entrelaçar as narrativas de educadoras e fundadoras de uma instituição de educação infantil e suas práticas de educação e cuidado de crianças em uma periferia pobre de Belo Horizonte. Através de uma abordagem etnográfica, reconstruímos algumas lembranças da construção desta creche comunitária e alguns momentos da própria infância das educadoras, consideradas como elemento central para a análise de algumas práticas institucionais. A análise das narrativas das educadoras e das suas práticas cotidianas demonstra que a forma de rememorar implica e está implicada na maneira de reconstruir tais práticas, muitas vezes garantindo os direitos das crianças atendidas e, outras vezes, impedindo esses mesmos direitos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Vanessa Ferraz Almeida Neves, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda do Progrma de Pós-graduação em Educação e Inclusão Social - Universidade Federal de Minas Gerais

Published

2023-05-29

How to Cite

Neves, V. F. A. (2023). História coletiva e construções subjetivas: uma trama de narrativas em uma creche comunitária. Educação Em Revista, 29(1). Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21059

Issue

Section

Artigos