História coletiva e construções subjetivas: uma trama de narrativas em uma creche comunitária

Autores/as

  • Vanessa Ferraz Almeida Neves Prefeitura Municipal de Belo Horizonte Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil - NEPEI/UFMG

Resumen

O presente trabalho tem por objetivo entrelaçar as narrativas de educadoras e fundadoras de uma instituição de educação infantil e suas práticas de educação e cuidado de crianças em uma periferia pobre de Belo Horizonte. Através de uma abordagem etnográfica, reconstruímos algumas lembranças da construção desta creche comunitária e alguns momentos da própria infância das educadoras, consideradas como elemento central para a análise de algumas práticas institucionais. A análise das narrativas das educadoras e das suas práticas cotidianas demonstra que a forma de rememorar implica e está implicada na maneira de reconstruir tais práticas, muitas vezes garantindo os direitos das crianças atendidas e, outras vezes, impedindo esses mesmos direitos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vanessa Ferraz Almeida Neves, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil - NEPEI/UFMG

Graduação em Psicologia (UFMG) Mestrado em Psicologia Social (UFMG) Doutorado em Educação (UFMG) Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil - NEPEI/UFMG

Publicado

2023-05-29

Cómo citar

Neves, V. F. A. (2023). História coletiva e construções subjetivas: uma trama de narrativas em uma creche comunitária. Educação Em Revista, 29(1). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21059

Número

Sección

Artigos