O discurso ético do formador para avaliar : a análise do discurso na pesquisa qualitativa em educação

Authors

  • Regina Maria Caruccio Martins Institut Universitaire Technologique de Belfort - França

Keywords:

avaliação, ética, formação de adultos

Abstract

Este texto apresenta parte de uma pesquisa realizada no campo da formação de adultos contendo questões éticas referentes à avaliação dos formadores. Trata-se de uma abordagem dos posicionamentos éticos dos formadores para avaliar, os quais são identificados através do discurso. Interrogados, exprimem suas dificuldades para avaliar no contexto da formação cujo objetivo é o acompanhamento da elaboração do projeto pessoal e profissional de estudantes universitários franceses incritos no primeiro ano. Apresentamos as modalidades de investigação, abordando a singularidade dos perfis dos formadores participando da pesquisa. O método utilizado, para a análise do corpus constituído pelo discurso dos formadores, emprega categorias da Análise do Discurso. Esperamos contribuir para a difusão deste instrumento de análise em pesquisas qualitativas do campo da educação com os exemplos apresentados.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Regina Maria Caruccio Martins, Institut Universitaire Technologique de Belfort - França

Sou professora-pesquisadora na França desde 1988. Trabalhei 15 anos no ensino do português e do francês no ensino supletino no Brasil e no ensino superior na Universidade da Sorbonne (leitora). Curriculum completo em Ciências da Educação com doutorado em 2005 obtido na França.

Published

2023-05-29

How to Cite

Caruccio Martins, R. M. (2023). O discurso ético do formador para avaliar : a análise do discurso na pesquisa qualitativa em educação. Educação Em Revista, 29(2). Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21079

Issue

Section

Artigos