PRÁTICAS DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES DA EJA: O QUE FAZEM OS PROFESSORES, O QUE PENSAM OS SEUS ALUNOS?

Authors

  • Andréa Tereza Brito Ferreira Universidade Federal de Pernambuco

Keywords:

alfabetização, EJA, prática docente

Abstract

Esta pesquisa buscou analisar práticas de alfabetização de professoras da Educação de Adultos e a relação dessas com a aprendizagem dos alunos no que se refere à apropriação da escrita alfabética. A pesquisa foi desenvolvida em duas turmas do módulo I de Recife. Foram realizadas observações de aulas, entrevistas com professoras e um grupo de alunos para perceber as expectativas sobre o aprendizado da leitura e da escrita. A análise revelou que as professoras desenvolviam práticas que priorizavam a expressão oral, cópias, leitura de textos pela docente e interpretação coletiva e poucas atividades de reflexão sobre o sistema de escrita. As expectativas que os alunos tinham ao retornar à escola não foram confirmadas. A maioria não progrediu significativamente na aprendizagem da leitura e escrita e muitos se culpavam pelo “fracasso”. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Andréa Tereza Brito Ferreira, Universidade Federal de Pernambuco

Professora de Fundamentos da Alfabetização no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da Universidade Federal de Pernambuco

Published

2023-05-29

How to Cite

Ferreira, A. T. B. (2023). PRÁTICAS DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES DA EJA: O QUE FAZEM OS PROFESSORES, O QUE PENSAM OS SEUS ALUNOS?. Educação Em Revista, 29(3). Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21117

Issue

Section

Artigos