Consumo e linguagens decorrentes: implicações para o campo da educação

Authors

  • Aloisio Ruscheinsky Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Keywords:

linguagens, educação, meio ambiente, contradições, teoria social.

Abstract

As diferentes linguagens correspondem a circunstâncias históricas datadas e ao mesmo tempo possuem uma autonomia relativa dos respectivos contextos o que redobra de relevância uma abordagem a partir das ciências sociais. O artigo possui como objetivo destacar as linguagens decorrentes do consumo e suas implicações para o campo da educação, na perspectiva de consolidar uma educação ambiental emergente. A exposição divide-se em quatro partes que destacam temáticas pertinentes à gênese e circunstâncias atuais da gestação de diferentes linguagens de uma cultura do consumo emergente em meio a uma sociedade com desigualdades persistentes e de impertinente degradação socioambiental.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Aloisio Ruscheinsky, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

possui graduação em Ciencias Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1978) , graduação em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1978) , mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989) e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1996) . Atualmente é professor titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Membro de corpo editorial da Revista de Educação Pública e Membro de corpo editorial da Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental.

Published

2023-05-29

How to Cite

Ruscheinsky, A. (2023). Consumo e linguagens decorrentes: implicações para o campo da educação. Educação Em Revista, 30(3). Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21137

Issue

Section

Artigos