A Instrução Pública na Província do Paraná no Século XIX: Uma interpretação a partir do testemunho de três alunos

Authors

  • Juarez José Tuchinski dos Anjos Universidade Federal do Paraná

Abstract

A presente investigação, de cunho historiográfico, toma por fontes duas cartas cuja autoria é atribuída a três alunos que frequentaram duas das escolas públicas da Província do Paraná, no século XIX e que foram publicadas no Jornal “O Dezenove de Dezembro”, em 22 de abril de 1857. O objetivo é identificar que tipo de experiências emergem dessa documentação e o que tais experiências podem representar para o conjunto das interpretações históricas que vêm sendo produzidas majoritariamente, a partir de fontes que tem adultos por autores. Inicialmente, é feita a problematização deste corpus documental, questionando-o sobre sua autoria estudantil bem como as possibilidades que oferece para a produção de conhecimento histórico. Em seguida, são analisadas ambas as cartas, primeiro em separado e depois conjuntamente. Ao final, são apontados os resultados obtidos por meio desta operação historiográfica.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Juarez José Tuchinski dos Anjos, Universidade Federal do Paraná

Mestre e Doutorando em Educação pela UFPR. Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil (NEPIE). Desenvolve, principalmente, pesquisas na área de história da educação no século XIX, privilegiando os temas ligados à história da escolarização, história da infância e história da educação da criança pela família.

Published

2023-05-29

How to Cite

Tuchinski dos Anjos, J. J. (2023). A Instrução Pública na Província do Paraná no Século XIX: Uma interpretação a partir do testemunho de três alunos. Educação Em Revista, 31(1). Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21171

Issue

Section

Artigos