A Instrução Pública na Província do Paraná no Século XIX: Uma interpretação a partir do testemunho de três alunos

Autores/as

  • Juarez José Tuchinski dos Anjos Universidade Federal do Paraná

Resumen

A presente investigação, de cunho historiográfico, toma por fontes duas cartas cuja autoria é atribuída a três alunos que frequentaram duas das escolas públicas da Província do Paraná, no século XIX e que foram publicadas no Jornal “O Dezenove de Dezembro”, em 22 de abril de 1857. O objetivo é identificar que tipo de experiências emergem dessa documentação e o que tais experiências podem representar para o conjunto das interpretações históricas que vêm sendo produzidas majoritariamente, a partir de fontes que tem adultos por autores. Inicialmente, é feita a problematização deste corpus documental, questionando-o sobre sua autoria estudantil bem como as possibilidades que oferece para a produção de conhecimento histórico. Em seguida, são analisadas ambas as cartas, primeiro em separado e depois conjuntamente. Ao final, são apontados os resultados obtidos por meio desta operação historiográfica.

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Biografía del autor/a

Juarez José Tuchinski dos Anjos, Universidade Federal do Paraná

Mestre e Doutorando em Educação pela UFPR. Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil (NEPIE). Desenvolve, principalmente, pesquisas na área de história da educação no século XIX, privilegiando os temas ligados à história da escolarização, história da infância e história da educação da criança pela família.

Publicado

2023-05-29

Cómo citar

Tuchinski dos Anjos, J. J. (2023). A Instrução Pública na Província do Paraná no Século XIX: Uma interpretação a partir do testemunho de três alunos. Educação Em Revista, 31(1). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21171

Número

Sección

Artigos