MÉTODO DE ALFABETIZAÇÃO GLOBAL DE CONTOS COMO RENOVAÇÃO DAS PRÁTICAS E MODERNIDADE PEDAGÓGICA (1918-1938)
Keywords:
Método global de contos, Leitura compreensiva, Modernidade pedagógica, Práticas alfabetizadorasAbstract
O artigo tem por objetivo identificar representações sobre o ensino da leitura e analisar a apropriação sobre o método de alfabetização global de contos, visto como modelo pedagógico adequado à renovação das práticas. Tomando o jornal Gazeta do Norte como fonte documental, constatou-se que a cidade de Montes Claros-MG fez adesão à Reforma Francisco Campos (1927-1928), que impôs o método global de contos para alfabetizar com base na compreensão dos textos e não apenas na memorização de unidades linguísticas. Os discursos disseminados ainda indicam que o ensino da leitura deveria possibilitar a pesquisa, a reflexão e o uso da linguagem em diferentes situações comunicativas.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Educação em Revista
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
All contents of the publication, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons license of type BY attribution. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from work published in Educação em Revista, even for commercial purposes, as long as they give it due credit for the original creation. If the author is responsible for remixing or adapting, he should send a message to the editorial department of Educação em Revista informing such a situation with proof of the credit attribution of the original publication.