Quem girou as chaves da internacionalização dos currículos na Educação Básica?

Authors

  • JUARES SILVA THIESEN Centro Universitário Municipal de São José-USJ

Keywords:

currículo, internacionalização, escolas internacionais, bacharelado internacional.

Abstract

No texto, identifico e analiso um conjunto de iniciativas de largo impacto envolvendo formação escolar, as quais, em distintos aspectos, configuram marcas do surgimento e da consequente expansão da internacionalização dos currículos nos territórios da Educação Básica em escala mundial. Exploro, ademais, as racionalidades epistêmicas, pedagógicas e políticas que mobilizam tais projetos, bem como as influências que exercem, particularmente, sobre a política curricular oficial brasileira. Trata-se de um estudo exploratório de natureza empírico-teórica que, recorrendo à literatura impressa e às bases de dados disponíveis nas redes digitais, utiliza predominantemente trabalhos já realizados em contextos internacionais como fontes primárias. Os resultados indicam que, embora os projetos sejam predominantemente de iniciativa não estatal, suas influências alcançam com força vários sistemas nacionais de educação, inclusive o do Brasil.

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Author Biography

JUARES SILVA THIESEN, Centro Universitário Municipal de São José-USJ

Doutor em Educação. Professor do Depto de Educação do Centro Univsrsitário de São José/SC e na Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC no Centro de Ciências Humanas e da Educação.

Published

2023-05-30

How to Cite

THIESEN, J. S. (2023). Quem girou as chaves da internacionalização dos currículos na Educação Básica?. Educação Em Revista, 34. Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21346