Teaching Ethics

Authors

  • Nei de Freitas Nunes-Neto Universidade Federal de Grande Dourados https://orcid.org/
  • Dália Melissa Conrado Universidade Federal de Grande Dourados

Keywords:

socioenvironmental problems, moral, values, virtues, education

Abstract

Taking as a relevant context the serious socioenvironmental problems currently faced by humanity (for example, pandemics or climate change) and the need to improve the training of subjects capable of dealing with these situations, this text is dedicated to the explicit teaching of ethics. In this sense, aiming to contribute to a didactic transposition of content related to ethics, we have as our objective to present a reference matrix of concepts and articulated schemes, in moral philosophy, above all, but not exclusively, for science education. For this, we will offer as our main contributions: (1) a general conception of ethics, and a moderate distinction between ethics, as the domain of the contingent, on the one hand, and nature, as the domain of the necessary, on the other; (2) an analysis of the concept of value in two axes: one focused on the value of action (with the categories: deontology, utilitarianism and ethics of virtues), and another dedicated to the value of beings (with categories of moral consideration or moral ontology: individualism, selective anthropocentrism, anthropocentrism, senciocentrism, biocentrism, ecocentrism and socio-ecocentrism); and, finally, (3) recommendations for teaching ethics, with an emphasis on fostering the cultivation of virtues for the expansion of moral consideration, a trend that is consistent with the project of an education for the training of virtuous agents, something which is demanded by the serious socio-environmental problems of our time.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Nei de Freitas Nunes-Neto, Universidade Federal de Grande Dourados

Resumo da Biografia do Autor: Nei de Freitas Nunes-Neto é Professor Adjunto da Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais, da Universidade Federal da Grande Dourados, Mato Grosso do Sul, desde janeiro/2018 (UFGD). De 2010 a 2017, foi professor do Instituto de Biologia, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). É professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS). Atualmente, orienta 7 estudantes de doutorado e supervisiona um 1 de pós-doutorado e já orientou 12 dissertações de mestrado e 3 teses de doutorado. Publicou aproximadamente 40 artigos em periódicos especializados e juntamente com Dália Conrado, organizou o livro “Questões Sociocientíficas: fundamentos, propostas de ensino e perspectivas para ações sociopolíticas”, publicado pela EDUFBA em 2018. É um dos coordenadores de projetos (nas áreas de epistemologia, ética e educação) do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estudos Interdisciplinares e Transdisciplinares em Ecologia e Evolução (INCT IN-TREE), financiado pelo CNPq e pela FAPESB, que reúne 13 instituições brasileiras e 35 instituições estrangeiras. Em 2015, foi pesquisador visitante no Centro para Vida, Mente e Sociedade, do Departamento de Lógica e Filosofia da Ciência, da Universidade do País Basco (Espanha). Obteve doutorado em Ecologia (UFBA, 2013), com período sanduíche na Universidade do País Basco, mestrado em Ensino, Filosofia e História das ciências (UFBA/UEFS, 2008), e bacharelado em Ciências Biológicas (UFBA, 2006).

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8185-2007

Endereço postal: Unversidade Federal da Grande Dourados. Unidade II: Rodovia Dourados/Itahum, Km 12 - Unidade II | Caixa Postal: 364| CEP: 79.804-970

Telefone: (71) 99670.0481

Filiação Institucional: Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD/Mato Grosso do Sul), Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS) e Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estudos Interdisciplinares e Transdisciplinares em Ecologia e Evolução (INCT IN-TREE).

Dália Melissa Conrado, Universidade Federal de Grande Dourados

Resumo da Biografia da Autora: Dália Melissa Conrado é Bacharel (2003) em Ciências Biológicas (UEM/PR); Licenciada (2015) em Biologia (FACIBA/BA); Mestre (2006) e Doutora (2013) em Ecologia, pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia: Teoria, Aplicação e Valores (UFBA/BA); e Doutora (2017) em Ensino, Filosofia e História das Ciências, pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS/BA). Fez estágio de pós-doutoramento (2015) no IAS-Research Group, Centre for Life, Mind and Society (UPV, San Sebastián, Espanha). Pesquisadora do Laboratório de Ensino, Filosofia e História da Biologia (LEFHBIO) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – Estudos Interdisciplinares e Transdisciplinares em Ecologia e Evolução (INCT IN-TREE), sediados na Universidade Federal da Bahia (UFBA/BA). Tem experiência nas áreas de Educação Científica (Educação CTSA e Ensino Baseado em Questões Sociocientíficas), Educação Ambiental, Educação em Saúde, e Métodos e Técnicas de Ensino. Atualmente é Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), na Faculdade de Educação (FAED), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD/MS).

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7955-2515

Endereço postal: Universidade Federal da Grande Dourados. Unidade II: Rodovia. Dourados/Itahum, Km 12 - Unidade II | Caixa Postal: 364| CEP: 79.804-970.

Telefone: (67) 981682711

Filiação Institucional: Faculdade de Educação (FAED), Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD/MS) e Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estudos Interdisciplinares e Transdisciplinares em Ecologia e Evolução (INCT IN-TREE).

Published

2021-04-30

How to Cite

Nunes-Neto, N. de F., & Conrado, D. M. (2021). Teaching Ethics. Educação Em Revista, 37(1). Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/24578

Most read articles by the same author(s)