Colaboração docente e reforma dos programas escolares no Quebec

Authors

  • Cecília Borges

Keywords:

Colaboração docente, Trabalho coletivo

Abstract

O presente artigo aborda o tema da colaboração docente no ãmbito das reformas e políticas educativas atuais. Ele se apóia em resultados de uma pesquisa sobreas práticas colaborativas de um grupo de docentes no contexto de implantação do programa do ensino secundário quebequense. Ele busca pôr em evidência as práticas, as motivações e os fatores que contribuem para a colaboração entre os docentes, assi como os desafiospor eles encontrados no seu cotidiano de trabalho. Ele sugere que, mesmo sendo vista favoravelmente, a colaboração não se integra facilmente às práticas docentes, ainda mais ni contexto atual em que se impõe uma maior regulação do trabalho no seio da organização escolar. Finalmente, à luz de seus resultados, ele aponta algumas tensões e questionamentos que parecem constituir promissoras pistas de reflexão sobre o assunto.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2023-05-29

How to Cite

Borges, C. (2023). Colaboração docente e reforma dos programas escolares no Quebec. Educação Em Revista, 22(44). Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45401

Issue

Section

Dossiê: trabalho docente