Colaboração docente e reforma dos programas escolares no Quebec

Autores/as

  • Cecília Borges

Palabras clave:

Colaboração docente, Trabalho coletivo

Resumen

O presente artigo aborda o tema da colaboração docente no ãmbito das reformas e políticas educativas atuais. Ele se apóia em resultados de uma pesquisa sobreas práticas colaborativas de um grupo de docentes no contexto de implantação do programa do ensino secundário quebequense. Ele busca pôr em evidência as práticas, as motivações e os fatores que contribuem para a colaboração entre os docentes, assi como os desafiospor eles encontrados no seu cotidiano de trabalho. Ele sugere que, mesmo sendo vista favoravelmente, a colaboração não se integra facilmente às práticas docentes, ainda mais ni contexto atual em que se impõe uma maior regulação do trabalho no seio da organização escolar. Finalmente, à luz de seus resultados, ele aponta algumas tensões e questionamentos que parecem constituir promissoras pistas de reflexão sobre o assunto.

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Publicado

2023-05-29

Cómo citar

Borges, C. (2023). Colaboração docente e reforma dos programas escolares no Quebec. Educação Em Revista, 22(44). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45401

Número

Sección

Dossiê: trabalho docente

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