Gestão escolar e formação do Pedagogo: relações e implicações a partir da análise de Projetos Político-Pedagógicos de universidades públicas.
Resumen
Aliteratura tem apontado os déficits educacionais da escola pública brasileira,a complexidade dos processos de gestão escolar e a necessidade de melhorqualificação profissional para o exercício da função do gestor. Considerandotal perspectiva, esta pesquisa questiona: Como está sendo contemplada a gestãoescolar no âmbito da formação inicial do pedagogo no Estado do Paraná? O estudotrabalhou com a abordagem qualitativa ao realizar levantamento e sistematizaçãobibliográfica e o levantamento, sistematização e análise de alguns elementoscontidos nos projetos político-pedagógicos de diferentes universidadespúblicas. Os dados revelam uma oscilação significativa entre a carga horáriadestinada aos conhecimentos de Administração escolar e uma diversidade deconteúdos abordados. Tais diferenças podem estar refletindo a abrangência dasDiretrizes Curriculares Nacionais como também a dispersão teórica atual dosconhecimentos em Administração escolar.Archivos adicionales
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2014 Educação em Revista
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todo el contenido de la revista, excepto dónde se indique lo contrario, está licenciado bajo una licencia de Creative Commons de tipo Atribución BY. Esta licencia permite que otros distribuyan, adapten y creen a partir del trabajo publicado en Educação em Revista, inclusive para fines comerciales, siempre que sea atribuido el debido crédito por la creación original. En caso de que ser el autor el responsable por la adaptación o recreación, deberá enviar mensaje a la editora de Educação em Revista informando tal situación, con la comprobación de la atribución del crédito de publicación original.