Gestão escolar e formação do Pedagogo: relações e implicações a partir da análise de Projetos Político-Pedagógicos de universidades públicas.

Autores/as

  • Andrea Haddad Barbosa Universidade Estadual Paulista (FFC/Marília0
  • graziela zambão abdian Universidade Estadual Paulista (FFC/Marília)

Resumen

Aliteratura tem apontado os déficits educacionais da escola pública brasileira,a complexidade dos processos de gestão escolar e a necessidade de melhorqualificação profissional para o exercício da função do gestor. Considerandotal perspectiva, esta pesquisa questiona: Como está sendo contemplada a gestãoescolar no âmbito da formação inicial do pedagogo no Estado do Paraná? O estudotrabalhou com a abordagem qualitativa ao realizar levantamento e sistematizaçãobibliográfica e o levantamento, sistematização e análise de alguns elementoscontidos nos projetos político-pedagógicos de diferentes universidadespúblicas. Os dados revelam uma oscilação significativa entre a carga horáriadestinada aos conhecimentos de Administração escolar e uma diversidade deconteúdos abordados. Tais diferenças podem estar refletindo a abrangência dasDiretrizes Curriculares Nacionais como também a dispersão teórica atual dosconhecimentos em Administração escolar.   

Biografía del autor/a

  • Andrea Haddad Barbosa, Universidade Estadual Paulista (FFC/Marília0
    doutoranda na Universidade Estadual Paulista -UNESP/Marília. Coordenadora Pedagógica da Rede Estadual de Ensino do Paraná
  • graziela zambão abdian, Universidade Estadual Paulista (FFC/Marília)
    pós doutorado naUniversidade Vale do Rio dos Sinos; professora assistente doutora da dodepartamento de administração e supervisão escolar e do programa de PósGraduação em Educação da UNESP/Marília; líder do Centro de Estudos e Pesquisasem Administração da Educação.  

Archivos adicionales

Publicado

2023-05-29

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Gestão escolar e formação do Pedagogo: relações e implicações a partir da análise de Projetos Político-Pedagógicos de universidades públicas. (2023). Educação Em Revista , 29(4). https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21097