Gestão escolar e formação do Pedagogo: relações e implicações a partir da análise de Projetos Político-Pedagógicos de universidades públicas.
Resumo
Aliteratura tem apontado os déficits educacionais da escola pública brasileira,a complexidade dos processos de gestão escolar e a necessidade de melhorqualificação profissional para o exercício da função do gestor. Considerandotal perspectiva, esta pesquisa questiona: Como está sendo contemplada a gestãoescolar no âmbito da formação inicial do pedagogo no Estado do Paraná? O estudotrabalhou com a abordagem qualitativa ao realizar levantamento e sistematizaçãobibliográfica e o levantamento, sistematização e análise de alguns elementoscontidos nos projetos político-pedagógicos de diferentes universidadespúblicas. Os dados revelam uma oscilação significativa entre a carga horáriadestinada aos conhecimentos de Administração escolar e uma diversidade deconteúdos abordados. Tais diferenças podem estar refletindo a abrangência dasDiretrizes Curriculares Nacionais como também a dispersão teórica atual dosconhecimentos em Administração escolar.Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.