Mudanças necessárias no trabalho em escolas: a visão dos profissionais da educação e o enfoque da saúde do trabalhador
Palabras clave:
trabalho em escolas, saúde do trabalhador, profissionais da educação, condições de trabalho, mudanças no trabalho.Resumen
Neste artigo, analisa-se o ponto de vista dos trabalhadores de escolas públicas, noRio de Janeiro, a respeito de mudanças necessárias no seu trabalho para sepromover saúde. Parte-se do pressuposto de que a precarização do trabalho em escolas vem produzindo efeitos sobre a saúde dos profissionais da educação.Adotou-se como perspectiva metodológica a pesquisa qualitativa. Participaram dapesquisa doze trabalhadores, da rede pública de educação, com funções diversasem doze escolas diferentes. Realizamos entrevistas individuais seguindo um roteiro semi-estruturado com perguntas abertas. Quanto à técnica de análise dasfalas, adotamos a “análise do discurso”, chegando a quatro categoriasprincipais de análise. No ângulo de compreensão dos trabalhadores, constatamos tanto a aspiração à transformação material das condições laborais quanto o sonho de uma mudança no modelo de gestão predominante em escolas para o modoparticipativo, superando as estruturas verticais e hierarquizadas de organização do trabalho escolar.Archivos adicionales
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2014 Educação em Revista

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todo el contenido de la revista, excepto dónde se indique lo contrario, está licenciado bajo una licencia de Creative Commons de tipo Atribución BY. Esta licencia permite que otros distribuyan, adapten y creen a partir del trabajo publicado en Educação em Revista, inclusive para fines comerciales, siempre que sea atribuido el debido crédito por la creación original. En caso de que ser el autor el responsable por la adaptación o recreación, deberá enviar mensaje a la editora de Educação em Revista informando tal situación, con la comprobación de la atribución del crédito de publicación original.