Mudanças necessárias no trabalho em escolas: a visão dos profissionais da educação e o enfoque da saúde do trabalhador
Palavras-chave:
trabalho em escolas, saúde do trabalhador, profissionais da educação, condições de trabalho, mudanças no trabalho.Resumo
Neste artigo, analisa-se o ponto de vista dos trabalhadores de escolas públicas, noRio de Janeiro, a respeito de mudanças necessárias no seu trabalho para sepromover saúde. Parte-se do pressuposto de que a precarização do trabalho em escolas vem produzindo efeitos sobre a saúde dos profissionais da educação.Adotou-se como perspectiva metodológica a pesquisa qualitativa. Participaram dapesquisa doze trabalhadores, da rede pública de educação, com funções diversasem doze escolas diferentes. Realizamos entrevistas individuais seguindo um roteiro semi-estruturado com perguntas abertas. Quanto à técnica de análise dasfalas, adotamos a “análise do discurso”, chegando a quatro categoriasprincipais de análise. No ângulo de compreensão dos trabalhadores, constatamos tanto a aspiração à transformação material das condições laborais quanto o sonho de uma mudança no modelo de gestão predominante em escolas para o modoparticipativo, superando as estruturas verticais e hierarquizadas de organização do trabalho escolar.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Educação em Revista
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.