Mudanças necessárias no trabalho em escolas: a visão dos profissionais da educação e o enfoque da saúde do trabalhador

Autores

  • Katia Reis Souza FIOCRUZ

Palavras-chave:

trabalho em escolas, saúde do trabalhador, profissionais da educação, condições de trabalho, mudanças no trabalho.

Resumo

Neste artigo, analisa-se o ponto de vista dos trabalhadores de escolas públicas, noRio de Janeiro, a respeito de mudanças necessárias no seu trabalho para sepromover saúde. Parte-se do pressuposto de que a precarização do trabalho em escolas vem produzindo efeitos sobre a saúde dos profissionais da educação.Adotou-se como perspectiva metodológica a pesquisa qualitativa. Participaram dapesquisa doze trabalhadores, da rede pública de educação, com funções diversasem doze escolas diferentes. Realizamos entrevistas individuais seguindo um roteiro semi-estruturado com perguntas abertas. Quanto à técnica de análise dasfalas, adotamos a “análise do discurso”, chegando a quatro categoriasprincipais de análise. No ângulo de compreensão dos trabalhadores, constatamos tanto a aspiração à transformação material das condições laborais quanto o sonho de uma mudança no modelo de gestão predominante em escolas para o modoparticipativo, superando as estruturas verticais e hierarquizadas de organização do trabalho escolar.

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Biografia do Autor

Katia Reis Souza, FIOCRUZ

Mestre em Educação e Saúde pelo Nutes/UFRJ Doutora em Saúde Pública pela FIOCRUZ Pesquisadora do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana, Escola Nacional de Saúde Pública - CESTEH/ENSP/FIOCRUZ

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Publicado

2023-05-29

Como Citar

Souza, K. R. (2023). Mudanças necessárias no trabalho em escolas: a visão dos profissionais da educação e o enfoque da saúde do trabalhador. Educação Em Revista, 30(3). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21145

Edição

Seção

Artigos