Cuidado e gerencialismo: para onde vai o trabalho das professoras

Autores/as

Palabras clave:

trabalho docente – gênero – ensino fundamental 1 – gerencialismo – cuidado

Resumen

O artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa sobre as atuais configurações de gênero no trabalho docente no ensino fundamental 1, que foi historicamente associado a uma feminilidade e a práticas de cuidado. Contudo, as formas de gestão empresarial, difundidas na administração pública brasileira desde o final da década de 1990, têm colocado em questão esse modelo, ao exigirem dos educadores e educadoras posturas baseadas não apenas na lógica de mercado, mas também em valores que se considera como relativos a um tipo de masculinidade, como individualismo, competitividade, foco na ascensão na carreira e em recompensas monetárias. Para investigar se esses movimentos levaram ao apagamento dos traços históricos de feminilidade associados ao trabalho das professoras do fundamental 1, foi feito um estudo qualitativo na rede pública estadual de SP, que indicou a permanência de referências a uma feminilidade, porém ressignificadas e contraditoriamente integradas às novas políticas gerencialistas.

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Biografía del autor/a

  • Marília Pinto de Carvalho, Faculdade de Educação da USP
    Professora Associada Sênior na Faculdade de Educacao da USP
  • Cinthia Torres Toledo, FEUSP
    É doutoranda em Educação e bolsista FAPESP.
  • Ivana Gonçalves de Oliveira, FEUSP
    É mestranda em Educação.
  • Ângela Esteves Modesto, FEUSP
    É doutoranda em Educação e professora do curso de Psicologia do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas-FMU.
  • Claudio da Silva Neto, FEUSP
    É doutorando em Educação e Diretor de Escola na rede municipal de São Paulo.

Publicado

2023-05-30

Cómo citar

1.
Cuidado e gerencialismo: para onde vai o trabalho das professoras. edur [Internet]. 2023 May 30 [cited 2025 Dec. 24];34. Available from: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21344