OS IMPACTOS DA COVID-19 NOS DIREITOS EDUCATIVOS DE MIGRANTES E REFUGIADOS ADULTOS – NOTAS DE PESQUISA

Autores/as

  • RITA DE CASSIA DA CRUZ SILVA Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
  • Maria Clara Di Pierro Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP) https://orcid.org/0000-0002-8343-3578

Palabras clave:

migrantes, refugiados, migraciones internacionales, derechos educativos, Covid-19

Resumen

2020 expusó la condición de vulnerabilidad humana con el estallido de una pandemia que azotó al mundo globalizado. En el campo de la migración internacional, los procesos estuvieron marcados por una ruptura, debido a las medidas de contención adoptadas por los países para contener el Covid-19. Este artículo tiene como objetivo reflexionar sobre el impacto de estas medidas en la migración internacional, en los migrantes, así como en la realización de sus derechos educativos. El texto es un análisis exploratorio sustentado en una revisión bibliográfica y documental, dividido en dos partes: la primera, un panorama de las vulnerabilidades a las que están sometidos los migrantes; el segundo, las consecuencias sobre sus derechos educativos. La adopción de la educación a distancia de emergencia sin la preparación necesaria de estudiantes o docentes, la no consideración de las limitaciones tecnológicas y sociales y el incumplimiento de las especificidades de los adultos migrantes y refugiados pueden conducir a nuevos mecanismos de exclusión y restricción de los derechos educativos.

Biografía del autor/a

  • RITA DE CASSIA DA CRUZ SILVA, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

    Atualmente é doutoranda na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), na área de concentração: Estado, Sociedade e Educação. Realiza pesquisa de estágio no exterior (Doutorado Sanduíche) na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), em Paris/França. É Analista de Política Públicas e Gestão Governamental na Prefeitura de São Paulo, alocada na EMASP (Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo). Esteve alocada na Secretaria Municipal de Cultura e na extinta Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial (SMPIR). Foi editora de materiais didáticos para Educação de Jovens e Adultos na Organização Ação Educativa, bem como formadora de professores para utilização - em sala de aula - do material citado. Foi consultora de educação da UNESCO, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), dedicando-se à pesquisa técnica relacionada com as áreas de Educação e Monitoramento de Políticas Públicas de Educação em EJA. É mestre em Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo (2012). Possui graduação em Letras (2006) e Licenciatura em Língua Portuguesa (2007) pela mesma universidade. Além do trabalho na área de gestão pública, tem ampla experiência na área editorial, tendo atuado mais de doze anos na produção de conteúdo e edição de livros didáticos e literários.

  • Maria Clara Di Pierro, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP)

    Graduada em Geografia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (1980), é Mestre (1995) e Doutora (1999) em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Em 2011-2012 realizou estágio pós doutoral no Teachers College, Columbia University. Desde 2005 é professora doutora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, atuando na Graduação e na Pós Graduação. Orienta Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado na Área de Concentração Estado, Sociedade e Educação. É membro do Grupo de Pesquisa Juventude e práticas educativas em Educação de Jovens e Adultos, atuando na Linha de Pesquisa Educação de Jovens e Adultos, principalmente nos seguintes temas: alfabetização e educação de jovens e adultos, políticas educacionais, educação do campo, educação popular. Mantém sua produção disponível no site www.mariaclaradipierro.com.br

Publicado

2022-07-05

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

OS IMPACTOS DA COVID-19 NOS DIREITOS EDUCATIVOS DE MIGRANTES E REFUGIADOS ADULTOS – NOTAS DE PESQUISA. (2022). Educação Em Revista , 38. https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/34185

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