A ATENÇÃO A SI E MODOS DE CONCEBER AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Palabras clave:
tecnologias digitais, percurso de professores, atenção a si, conhecimento.Resumen
RESUMO: Este artigo apresenta uma pesquisa-intervenção de natureza qualitativa que discute como professores concebem as tecnologias digitais e como essas concepções se transformam no transcurso de oficinas de formação, enfatizando a atenção a si nos processos de conhecimento. Como hipótese de trabalho, propomos que o acoplamento com tecnologias digitais pode tornar mais visíveis, para o próprio observador, as modulações de seus modos de atentar a si e ao mundo, pois incrementa as quebras e/ou perturbações nas formas habituais de fazer e saber. Utilizamos como estratégia a pesquisa-intervenção. Foram acompanhados oito professores em oficinas que se desenvolveram durante seis meses no ano de 2013. Como resultado, foi possível distinguir transformações cognitivas referidas às concepções de tecnologia e aos processos de atenção a si no fazer das oficinas. As tecnologias digitais passam a compor a experiência dos professores e estes se percebem atualizando a si mesmos nos espaços de produção do conhecimento na escola.
Palavras-chave: tecnologias digitais, percurso de professores, atenção a si, conhecimento.
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