Os “novos” educadores dos programas de Educação Integral: uma análise das práticas educativas dos Agentes Culturais
Palabras clave:
novos educadores, educação integral, prática educativaResumen
O artigo discute resultados de uma pesquisa que buscou compreender a inserção de novos perfis profissionais em experiências de Educação Integral pública brasileira. Muitos programas vêm contratando Agentes Culturais para desenvolver atividades educativas na expansão do tempo escolar. Os saberes trabalhados em suas oficinas não se limitam aos conteúdos acadêmicos curriculares e, em alguns casos, são resultado de vivências prévias desses sujeitos em grupos culturais e movimentos sociais. Esses educadores, que muitas vezes são jovens e moradores das comunidades próximas às escolas, acabam também estabelecendo uma relação de proximidade e afetividade com seus educandos. Defendemos a tese de que a relação entre Agentes e alunos cumpre uma importante função formativa na prática desses profissionais. É através da relação que os Agentes mediam processos de aprendizagem, socialização, sociabilidade e desenvolvimento na formação integral de seus educandos.
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