A CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DOS MESTRADOS PROFISSIONAIS
Palabras clave:
identidade profissional, formação de professores de matemática, mundos figurados, espaço de construção da autoria, análise narrativaResumen
Na atualidade, os Mestrados Profissionais constituem uma importante possibilidade formativa para os professores. Este trabalho faz parte de uma pesquisa qualitativa em andamento focalizada nestes espaços formativos que visa estudar como os Mestrados Profissionais podem contribuir para o desenvolvimento da identidade profissional dos professores. Adoptando uma perspectiva sociocultural, utilizamos as noções de mundo figurado e de espaço de construção de autoria como ferramentas teóricas para analisar um mestrado profissional particular e desenvolver um estudo de caso interpretativo de um professor de matemática, André, egresso deste mestrado. Nossos resultados revelam que o mestrado profissional estudado é um mundo figurado preocupado em desenvolver aprendizagens docentes centrados na matemática acadêmica. O caso de André mostra a algumas das dificuldades vivenciadas pelo professor quando tenta produzir compreensões sobre ele mesmo como professor de matemática que articulem os discursos e vozes vindas do mestrado com aquelas provenientes da sua prática profissional na escola.Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Educação em Revista
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todo el contenido de la revista, excepto dónde se indique lo contrario, está licenciado bajo una licencia de Creative Commons de tipo Atribución BY. Esta licencia permite que otros distribuyan, adapten y creen a partir del trabajo publicado en Educação em Revista, inclusive para fines comerciales, siempre que sea atribuido el debido crédito por la creación original. En caso de que ser el autor el responsable por la adaptación o recreación, deberá enviar mensaje a la editora de Educação em Revista informando tal situación, con la comprobación de la atribución del crédito de publicación original.