FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA EM PROPOSTAS CURRICULARES DA ESCOLA PÚBLICA DE SÃO PAULO: UMA ANÁLISE DAS ABORDAGENS PEDAGÓGICAS

Autores/as

  • Daniel Teixeira Maldonado Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
  • Sheila Aparecida Pereira dos Santos Silva Universidade de Santo Amaro- UNISA

Palabras clave:

Educação Física Escolar, Currículo, São Paulo.

Resumen

O objetivo desse estudo foi analisar as orientações curriculares da Educação Física (EF) na rede municipal e estadual de São Paulo com vistas a identificar as concepções teóricas que influenciaram sua elaboração. Foram analisadas quatro propostas curriculares da rede estadual e seis documentos oficiais curriculares da rede municipal publicados entre o final da década de 1970 e o ano de 2017. Essa análise mostrou que houve publicações de orientações curriculares durante todo o período pesquisado e que é permanente a intenção de influenciar a prática pedagógica do professor de EF. No entanto, foram notadas mudanças bruscas na forma como era proposto o ensino no interior da escola. Ficou claro que a tematização das manifestações da cultura corporal de movimento se tornou o objetivo hegemônico nas orientações curriculares publicadas na última década, de modo a caracterizar uma superação do paradigma da aptidão física como norteador da prática pedagógica.

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Biografía del autor/a

Daniel Teixeira Maldonado, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Doutor em Educação Física pela Universidade São Judas. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Sheila Aparecida Pereira dos Santos Silva, Universidade de Santo Amaro- UNISA

Doutora em Educação pela PUC. Foi docente dos cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado em Educação Física da Universidade São Judas. Atualmente atua no curso de Pedagogia da Universidade de Santo Amaro. 

Publicado

2023-05-30

Cómo citar

Maldonado, D. T., & Silva, S. A. P. dos S. (2023). FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA EM PROPOSTAS CURRICULARES DA ESCOLA PÚBLICA DE SÃO PAULO: UMA ANÁLISE DAS ABORDAGENS PEDAGÓGICAS. Educação Em Revista, 34. Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21337

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