MODELO DE COMPETENCIA DOCENTE DIGITAL

Autores/as

Palabras clave:

Competencia docente digital, Tecnología, Educación, Formación del profesorado

Resumen

Objetivo: La competencia docente digital es reciente en los debates científicos en Brasil. Este tema se está expandiendo y está relacionado con el uso de tecnologías digitales en la educación, especialmente con la enseñanza a distancia en tiempos de la pandemia del Coronavirus. Por tanto, se pretende identificar en la literatura cuáles son las competencias digitales necesarias para el trabajo docente. Métodos: El tema se discute desde la literatura internacional, con un enfoque mixto, es decir, tiene aspectos cuantitativos que utiliza un método de análisis bibliométrico y cualitativo con análisis de contenido. Para ello, se seleccionaron 120 artículos de las bases de datos Web of Science, Scopus y Science Direct, con una búsqueda realizada con el término competencia docente digital, en el idioma inglés y con un filtro temporal de 2015 a 2020. Resultados: términos que son se utiliza para expresar la integración de la tecnología digital con la educación y representar la competencia digital. El análisis de contenido indica que en la profesión docente se identifican seis categorías de competencia digital, que involucran el manejo de herramientas digitales, habilidades de información y comunicación, conocimientos y habilidades para enseñar o habilidades pedagógicas, para autodesarrollarse y para abordar temas socioculturales aspectos que impregnan la labor docente. Conclusión: Las categorías identificadas constituyen un modelo aún inexplorado de competencia de enseñanza digital.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Eloni dos Santos Perin, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Gestão da Informação - UFPR,  Mestrado em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação - UFPR (2017). Especialização em Gestão Pública -UEPG (2014), Bacharelado em Administração Pública UEPG/UAB (2013), Especialização em Educação - Psicopedagogia IBPEX (2002) e Graduação em Licenciatura em Matemática com Habilitação em Física - UEPG (1998). Professora pertencente ao Quadro Próprio do Magistério (2003) e PDE (2013) na Secretaria de Estado da Educação do Paraná - SEED-PR. Experiência na área de Educação, nos níveis Fundamental, Médio e Técnico. Atualmente na função Técnico-Pedagógica atuando com formação de professores. Pesquisa nas áreas de Educação, Administração Pública, Gestão da Informação, Formação de Professores e Competências Digitais.

Maria do Carmo Duarte Freitas, Universidade Federal do Paraná

Professora Titular da Universidade Federal do Paraná, graduada em Engenharia Civil pela Universidade de Fortaleza (1996), mestrado e doutorado na Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999, 2003) e pós-doutorado em Educação na Universidade de Málaga (2016). Vice-coordenadora do PPG em Gestão da Informação e atua também no PPG em Engenharia Civil. É bolsista produtividade da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Participa de uma Rede de Educação Superior Iberoamericana - RESIB - com quem compartilha investigações no campo da inovação em educação com ênfase na formação de competência docente digital, educação aberta, Massive Open Online Courses (MOOCs), aprendizagem colaborativa, modelagem e avaliação de curso por competência. Agregou as suas pesquisas na área de engenharia o aprendizado com colegas da gestão da informação e do conhecimento ampliando e inserido temas como engenharia da Informação e do Conhecimento, Lean Thinking e as aplicações do Lean Office e Lean Information, soluções tecnológicas e sustentabilidade aplicada a construção civil - economia circular. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS - estão presentes em todas as suas pesquisas.

Taiane Ritta Coelho, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Administração FGV-EAESP, ênfase em administração e análise de TI, e Mestre pela UFPR, na área de tecnologia e inovação. ... Experiência na área de Administração, com ênfase em planejamento, controle e gestão de projetos, adquiridas ao longo da carreira.

Publicado

2023-08-25

Cómo citar

dos Santos Perin, E., Duarte Freitas, M. do C., & Ritta Coelho, T. . (2023). MODELO DE COMPETENCIA DOCENTE DIGITAL. Educação Em Revista, 39(39). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/35344

Número

Sección

Artigos