A EDUCAÇÃO CLÍNICA COMO METODOLOGIA PEDAGÓGICA: INVESTIGAÇÃO SOBRE A APLICAÇÃO DA PSICANÁLISE NA ÁREA EDUCACIONAL EM MINAS GERAIS

Autores/as

  • Francisco Moura
  • Talitha Elen Silva

Palabras clave:

Educação Clínica, Psicanálise e Educação, Escola Nova.

Resumen

O objetivo deste artigo é demonstrar o quanto os conceitos psicanalíticos contribuíram para o ato transformador que pretende a escola. Para isso, foi feita uma análise exaustiva de diretrizes educacionais do estado de Minas Gerais, dos Parâmetros Curriculares Nacionais, do Ciclo Inicial de Alfabetização e do Conteúdo Básico Comum, com o intuito de averiguar não só os aspectos subjetivos presentes direta ou indiretamente nesses materiais, como encontramos, mas também de observar o que se mantém ou é reformulado de um material a outro, confirmando que os mais recentes se baseiam principalmente nos PCN's, com poucas ressalvas. Analisamos o planejamento pedagógico de uma escola municipal da região e constatamos que a subjetividade, indiretamente presente nas diretrizes, mantém-se naquela realidade. Entretanto, constatamos que, nas diretrizes e no projeto pedagógico, a menção ou consideração que seja da subjetividade do professor no processo de ensino-aprendizagem é escassa ou nula.

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Publicado

2023-05-29

Cómo citar

Moura, F. ., & Silva, T. E. . (2023). A EDUCAÇÃO CLÍNICA COMO METODOLOGIA PEDAGÓGICA: INVESTIGAÇÃO SOBRE A APLICAÇÃO DA PSICANÁLISE NA ÁREA EDUCACIONAL EM MINAS GERAIS. Educação Em Revista, 25(1). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/39833

Número

Sección

Psicanálise e Educação

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