Na carona da burguesia (Retalhos da história da democratização do ensino)
Palabras clave:
edução, pedagogiaResumen
A luta pela democratização de escola voltou, e com destaque. Sua história precisa ser reconstruída. Que motivos levaram políticos, educadores e o próprio povo a defender a democratização do ensino nas diversas fases dessa história? que proposta foram defendidas? que conteúdo democratizante elas continham? quem resistia à sua implementação, ou quem tinha motivos e ainda tem, para temer a instrução do povo? quais projetos educativos foram vencidos, e por quê? Buscar respostas para essas questões na história de nossa formação social é uma tarefa urgente, para que se possa chegar a um maior realismo, político-pedagógico nas lutas atuais pela democratização da escola, em que empenhados tantos profissionais e tantas associações populares. Que estratégia seguir? que carona pegar, para chegar lá e garantir escola para o povo? O artigo reconstrói um momento importante dessa história e sugere algumas lições a serem aprendidas.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Educação em Revista
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todo el contenido de la revista, excepto dónde se indique lo contrario, está licenciado bajo una licencia de Creative Commons de tipo Atribución BY. Esta licencia permite que otros distribuyan, adapten y creen a partir del trabajo publicado en Educação em Revista, inclusive para fines comerciales, siempre que sea atribuido el debido crédito por la creación original. En caso de que ser el autor el responsable por la adaptación o recreación, deberá enviar mensaje a la editora de Educação em Revista informando tal situación, con la comprobación de la atribución del crédito de publicación original.