Divisão social e técnica do trabalho, escolarização e a escolha profissional
Palabras clave:
educação, divisão social, escolarização, escolha profissionalResumen
O presente trabalho está dividido em duas partes principais. A primeira tem por objetivo explicar as diferenças mais fundamentais encontradas nas pesquisas e estudos realizados sobre as aspirações e expectativas educacionais e profissionais. Dois enfoques são identificados: o enfoque sócio psicológico e o enfoque estrutural-reprodutivista. Na segunda parte são apontadas as limitações as referentes ao método de conhecimento, às técnicas de análise e à contraditoriedade das evidências reunidas por tais estudos. Por outro lado, o artigo busca explicitar um processo de tensão, avanço e superação da relação entre escolarização, processo de trabalho e escolha profissional.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Educação em Revista
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todo el contenido de la revista, excepto dónde se indique lo contrario, está licenciado bajo una licencia de Creative Commons de tipo Atribución BY. Esta licencia permite que otros distribuyan, adapten y creen a partir del trabajo publicado en Educação em Revista, inclusive para fines comerciales, siempre que sea atribuido el debido crédito por la creación original. En caso de que ser el autor el responsable por la adaptación o recreación, deberá enviar mensaje a la editora de Educação em Revista informando tal situación, con la comprobación de la atribución del crédito de publicación original.