Divisão social e técnica do trabalho, escolarização e a escolha profissional

Autores/as

  • Leila de Alvarenga MAFRA

Palabras clave:

educação, divisão social, escolarização, escolha profissional

Resumen

O presente trabalho está dividido em duas partes principais. A primeira tem por objetivo explicar as diferenças mais fundamentais encontradas nas pesquisas e estudos realizados sobre as aspirações e expectativas educacionais e profissionais. Dois enfoques são identificados: o enfoque sócio psicológico e o enfoque estrutural-reprodutivista. Na segunda parte são apontadas as limitações as referentes ao método de conhecimento, às técnicas de análise e à contraditoriedade das evidências reunidas por tais estudos. Por outro lado, o artigo busca explicitar um processo de tensão, avanço e superação da relação entre escolarização, processo de trabalho e escolha profissional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2023-05-29

Cómo citar

MAFRA, L. de A. (2023). Divisão social e técnica do trabalho, escolarização e a escolha profissional. Educação Em Revista, 4(08). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42393

Número

Sección

Artigos