Compassos e descompassos do fazer pedagógico

Autores/as

  • Nilda Alves

Palabras clave:

Prática Pedagógica, Pedagogia do Conflito, Escola

Resumen

Através da metáfora da música, a autora apresenta aspectos importantes da história quotidianamente construída na escola. Baseando-se na pedagogia do conflito, são identificados três movimentos que compõe "música da escola" : a) a pedagogização do conhecimento, b) a grupalização e c) a criação de um forma de pensar o pensamento. É apresentada uma análise de tres documentos de diferentes épocas, que se referem à realidade brasileira: o Manifesto da Educação Nova (1932), a Carta Brasileira de Educação Democrática (1946) e mais uma vez convocados - Manifesto do Povo e do Governo (1959).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2023-05-29

Cómo citar

Alves, N. (2023). Compassos e descompassos do fazer pedagógico. Educação Em Revista, 15(30). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42725