Por uma agenda curricular democrática com foco na inovação educativa para o Brasil

Autores

Palavras-chave:

Escola, Currículo, Inovação Educativa, Democracia, Brasil.

Resumo

O presente ensaio realiza uma breve revisão dos estudos pedagógicos brasileiros, publicados em meados do século XX, visando construir marcos referenciais para uma agenda curricular democrática com foco na inovação educativa. Toma-se como dimensão contextual os paradoxos da democracia, amplamente descritos pelas teorizações sociais contemporâneas, associados a preocupação de elaborar alternativas pedagógicas em um cenário de intensificação das políticas neoliberais e neoconservadoras no Brasil. Aposta-se no alargamento conceitual da inovação educativa justaposto aos marcos de uma governança escolar democrática, ingressando na luta política em torno de seus significados. A promoção de oportunidades aos estudantes, a dialogicidade como conteúdo e método e a seleção de conhecimentos escolares relevantes são referências conceituais, buscadas nos escritos de Anísio Teixeira, Paulo Freire e Demerval Saviani que servirão de base para a reconstrução de práticas curriculares democráticas no Brasil. Por tradições teóricas heterogêneas, tais autores oferecem possibilidades críticas e criativas para a reconstrução da escola democrática em nosso país.

 

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Biografia do Autor

Roberto Rafael Dias da Silva, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutor em Educação. Professor do Programa de Pós-Graduação da  pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Publicado

2021-10-14

Como Citar

Silva, R. R. D. da. (2021). Por uma agenda curricular democrática com foco na inovação educativa para o Brasil . Educação Em Revista, 37(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/25641

Edição

Seção

Artigos