Inclusão de alunos com deficiência intelectual: recursos e dificuldades da família e de professoras
Palavras-chave:
Inclusão Educacional, Deficiência Intelectual, Pais, Professores, EscolasResumo
A inclusão educacional tem como princípio que todos os alunos devam aprender juntos, em escolas regulares, independentemente das diferenças. A parceria família-escola é um fator de importante relevância para o sucesso da inclusão. O presente estudo teve como objetivo verificar como está ocorrendo o processo de inclusão de alunos com deficiência intelectual, identificando recursos e dificuldades, de acordo com responsáveis e professores. Trata-se de um estudo qualitativo, exploratório, transversal. Foram realizadas entrevistas semiestruturas com 42 responsáveis e 34 professoras de 44 alunos com diagnóstico de deficiência intelectual matriculados em escolas regulares da rede pública de uma cidade do interior de Minas Gerais. Os dados foram analisados através do software Iramuteq. Obteve-se cinco classes na análise das entrevistas dos responsáveis: Relações com a escola, Relações escola-família, Dificuldades dos filhos e Percurso do diagnóstico e acompanhamentos; cinco classes na análise das entrevistas das professoras: Processo de Inclusão, Participação na escol, Dificuldades no processo de inclusão, Práticas das professoras dentro da sala de aula e Dificuldades dos alunos, tais classes compreendem temas relativos a percepção dos participantes. Responsáveis apontaram dificuldades quanto a prestar apoio aos filhos diante das adversidades escolares e como recurso o apoio na relação com a escola. As professoras apontaram dificuldades cotidianas no processo de inclusão e problemáticas na parceria família-escola. Através das entrevistas, foi possível prover indicadores de aspectos do processo de inclusão de forma a subsidiar intervenções nesse contexto.
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