Inclusão de alunos com deficiência intelectual: recursos e dificuldades da família e de professoras
Palavras-chave:
Inclusão Educacional, Deficiência Intelectual, Pais, Professores, EscolasResumo
A inclusão educacional tem como princípio que todos os alunos devam aprender juntos, em escolas regulares, independentemente das diferenças. A parceria família-escola é um fator de importante relevância para o sucesso da inclusão. O presente estudo teve como objetivo verificar como está ocorrendo o processo de inclusão de alunos com deficiência intelectual, identificando recursos e dificuldades, de acordo com responsáveis e professores. Trata-se de um estudo qualitativo, exploratório, transversal. Foram realizadas entrevistas semiestruturas com 42 responsáveis e 34 professoras de 44 alunos com diagnóstico de deficiência intelectual matriculados em escolas regulares da rede pública de uma cidade do interior de Minas Gerais. Os dados foram analisados através do software Iramuteq. Obteve-se cinco classes na análise das entrevistas dos responsáveis: Relações com a escola, Relações escola-família, Dificuldades dos filhos e Percurso do diagnóstico e acompanhamentos; cinco classes na análise das entrevistas das professoras: Processo de Inclusão, Participação na escol, Dificuldades no processo de inclusão, Práticas das professoras dentro da sala de aula e Dificuldades dos alunos, tais classes compreendem temas relativos a percepção dos participantes. Responsáveis apontaram dificuldades quanto a prestar apoio aos filhos diante das adversidades escolares e como recurso o apoio na relação com a escola. As professoras apontaram dificuldades cotidianas no processo de inclusão e problemáticas na parceria família-escola. Através das entrevistas, foi possível prover indicadores de aspectos do processo de inclusão de forma a subsidiar intervenções nesse contexto.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.