Inclusão de alunos com deficiência intelectual: recursos e dificuldades da família e de professoras

Autores

  • Eliza França e Silva Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
  • Luciana Carla dos Santos Elias Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Inclusão Educacional, Deficiência Intelectual, Pais, Professores, Escolas

Resumo

A inclusão educacional tem como princípio que todos os alunos devam aprender juntos, em escolas regulares, independentemente das diferenças. A parceria família-escola é um fator de importante relevância para o sucesso da inclusão. O presente estudo teve como objetivo verificar como está ocorrendo o processo de inclusão de alunos com deficiência intelectual, identificando recursos e dificuldades, de acordo com responsáveis e professores. Trata-se de um estudo qualitativo, exploratório, transversal. Foram realizadas entrevistas semiestruturas com 42 responsáveis e 34 professoras de 44 alunos com diagnóstico de deficiência intelectual matriculados em escolas regulares da rede pública de uma cidade do interior de Minas Gerais. Os dados foram analisados através do software Iramuteq. Obteve-se cinco classes na análise das entrevistas dos responsáveis: Relações com a escola, Relações escola-família, Dificuldades dos filhos e Percurso do diagnóstico e acompanhamentos; cinco classes na análise das entrevistas das professoras: Processo de Inclusão, Participação na escol, Dificuldades no processo de inclusão, Práticas das professoras dentro da sala de aula e Dificuldades dos alunos, tais classes compreendem temas relativos a percepção dos participantes. Responsáveis apontaram dificuldades quanto a prestar apoio aos filhos diante das adversidades escolares e como recurso o apoio na relação com a escola. As professoras apontaram dificuldades cotidianas no processo de inclusão e problemáticas na parceria família-escola. Através das entrevistas, foi possível prover indicadores de aspectos do processo de inclusão de forma a subsidiar intervenções nesse contexto.

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Biografia do Autor

Eliza França e Silva, Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Doutoranda (doutorado direto) em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP), com o tema "Habilidades sociais de alunos com deficiência intelectual e as habilidades sociais educativas de pais e professores como recursos para o processo de inclusão escolar", na linha de pesquisa Psicologia em Saúde e Desenvolvimento, do Laboratório de Psicologia da Educação e Escolar. Possui financiamento da agência de fomento CAPES. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (e-mail: elizafs@usp.br).

 

Eliza França e Silva
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto (USP), elizafs@usp.com.br
Bolsista Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Endereço: Av. Bandeirantes, 3900 - Vila Monte Alegre, Ribeirão Preto - SP, 14040-900
Telefone: (16) 3315-0195; (34) 98871-3883
ORCID: 0000-0003-0753-2467

Luciana Carla dos Santos Elias, Universidade de São Paulo

Luciana Carla dos Santos Elias: docente da Graduação e Pós-Graduação do Departamento de Psicologia da FFCLRP-USP, coordenadora do Laboratório de Psicologia da Educação e Escolar- LAPEES e Presidente do Centro de Pesquisa e Psicologia Aplicada – CPA. E- mail: lucaelias@ffclrp.usp.br


Luciana Carla dos Santos Elias
Professora doutora da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto (USP), lucaelias@ffclrp.usp.br
Endereço: Av. Bandeirantes, 3900 - Vila Monte Alegre, Ribeirão Preto - SP, 14040-900
Telefone: (16) 3315-0195
ORCID: 0000-0002-1623-0674

Publicado

2022-10-17

Edição

Seção

Artigos