IMPLEMENTAÇÃO DE UM MODELO DIDÁTICO PARA O ENSINO DO ATLETISMO NA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.35699/edur.v41i41.40140Palavras-chave:
atletismo, modelo, Educação Física, epistemologiaResumo
A presente pesquisa qualitativa avaliou a implementação de um modelo para o ensino do atletismo denominado Modelo Sistêmico Ecológico para o Ensino do Atletismo (MSEA). Participaram da investigação três professoras de Educação Fisica e 26 escolares de instituições públicas e privadas que frequentavam o 2º e 7º anos do ensino fundamental. Para coleta de dados utilizaram-se entrevistas semiestruturadas, relatórios e questionários. Os resultados e análises, estruturados em uma perspectiva indutiva, foram dispostos em dois momentos, quais sejam: a) codificação embasada no Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) e b) exposição dos resultados em figuras e análise estatística. Foram evidenciados os desafios para vivência do conteúdo atletismo em tempos de aulas remotas, a adequação do modelo à identidade e currículo escolar, a indispensabilidade do espaço cedido intra modelo para reflexões sobre a epistemologia da prática docente e, além disso, seu potencial para o alcance dos objetivos de aprendizagem estipulados pelas docentes, chancelados pela significância estatística dos dados produzidos pelos estudantes.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Educação em Revista

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.













