IMPLEMENTAÇÃO DE UM MODELO DIDÁTICO PARA O ENSINO DO ATLETISMO NA ESCOLA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/edur.v41i41.40140

Palavras-chave:

atletismo, modelo, Educação Física, epistemologia

Resumo

A presente pesquisa qualitativa avaliou a implementação de um modelo para o ensino do atletismo denominado Modelo Sistêmico Ecológico para o Ensino do Atletismo (MSEA). Participaram da investigação três professoras de Educação Fisica e 26 escolares de instituições públicas e privadas que frequentavam o 2º e 7º anos do ensino fundamental. Para coleta de dados utilizaram-se entrevistas semiestruturadas, relatórios e questionários. Os resultados e análises, estruturados em uma perspectiva indutiva, foram dispostos em dois momentos, quais sejam: a) codificação embasada no Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) e b) exposição dos resultados em figuras e análise estatística.  Foram evidenciados os desafios para vivência do conteúdo atletismo em tempos de aulas remotas, a adequação do modelo à identidade e currículo escolar, a indispensabilidade do espaço cedido intra modelo para reflexões sobre a epistemologia da prática docente e, além disso, seu potencial para o alcance dos objetivos de aprendizagem estipulados pelas docentes, chancelados pela significância estatística dos dados produzidos pelos estudantes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • João Carlos Martins Bressan, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela UNESP. Professor adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT no curso de Educação Física. Cáceres, Mato Grosso, Brasil.

  • Fernanda Moreto Impolcetto, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

    Doutora
    Universidade Estadual Paulista - UNESP - Curso de Educação Física - Rio Claro, São Paulo, Brasil
    fernanda.moreto@unesp.br

Publicado

18-12-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
IMPLEMENTAÇÃO DE UM MODELO DIDÁTICO PARA O ENSINO DO ATLETISMO NA ESCOLA. edur [Internet]. 18º de dezembro de 2025 [citado 25º de dezembro de 2025];41(41). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/40140