A configuração de masculinidades através de ritos de passagem nos textos escolares Argentinos.
Palavras-chave:
Infância Moderna, Masculinidade, Ritos de PassagemResumo
O artigo analisa a configuração de modelos de infância em situação de escolarização a partir de uma perspectiva geral. Constituem as fontes de análises de duzendos textos, utilizados em escolas de ensino básico na Argentina, das primeiras décadas do século XX até os últimos anos do século.. A partir do fim dos anos 60, os textos apresentam mudanças na estética e nos símbolos que representam a infância. Conclui-se afirmando que as mudanças se ligam ao desaparecimento das leituras sobre ritos de passagem para a adultez, atribuídos só à infância masculina.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.