A configuração de masculinidades através de ritos de passagem nos textos escolares Argentinos.

Autores

  • Myrian Andrada
  • Pablo Scharagrodsky

Palavras-chave:

Infância Moderna, Masculinidade, Ritos de Passagem

Resumo

O artigo analisa a configuração de modelos de infância em situação de escolarização a partir de uma perspectiva geral. Constituem as fontes de análises de duzendos textos, utilizados em escolas de ensino básico na Argentina, das primeiras décadas do século XX até os últimos anos do século.. A partir do fim dos anos 60, os textos apresentam mudanças na estética e nos símbolos que representam a infância. Conclui-se afirmando que as mudanças se ligam ao desaparecimento das leituras sobre ritos de passagem para a adultez, atribuídos só à infância masculina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-05-29

Como Citar

Andrada, M., & Scharagrodsky, P. (2023). A configuração de masculinidades através de ritos de passagem nos textos escolares Argentinos. Educação Em Revista, 19(37). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45091

Edição

Seção

Artigos