(DES)CAMINHO DA UTFPR NA CONSTRUÇÃO DO MODELO BRASILEIRO DE UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/edur.v41i41.49413

Palavras-chave:

Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade tecnológica, Modelo de universidade

Resumo

O presente estudo teve como objetivo principal compreender a evolução da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) na construção do seu modelo de universidade tecnológica. Com um enfoque no panorama educacional brasileiro, o método empregado consistiu em uma análise crítica, baseada em uma síntese de estudos variados sobre a UTFPR. Esta análise combinou diferentes perspectivas, como a histórica, educacional e administrativa, para formar uma visão ampla, integrada e atualizada sobre as características, desafios e impactos da universidade. Através deste estudo, constatou-se uma perda de identidade da UTFPR, caracterizada por dificuldades em manter um ensino mais prático, uma pesquisa aplicada eficaz, uma transferência de tecnologia ativa e uma extensão tecnológica significativa. Este fenômeno foi discutido em relação às tendências nacionais e internacionais em educação tecnológica. Além disso, foi apontado um afastamento dos aspectos típicos de uma universidade tecnológica, particularmente em comparação com modelos internacionais de sucesso. A análise concluiu que o funcionamento diário da UTFPR diverge de seu modelo tecnológico original, tendendo mais para características de universidades tradicionais. Esse desvio é discutido em termos de suas implicações para o ensino, a pesquisa e a inovação no contexto brasileiro. Como resultado, observa-se um modelo tecnológico disfuncional para o contexto brasileiro, necessitando de uma revisão estratégica para realinhar a UTFPR com seu mandato original e com as exigências contemporâneas do ensino tecnológico.

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Biografia do Autor

  • Luiz Marcelo de, Universidade Estadual de Ponta Grossa

    Doutor em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Mestre em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2014), graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2000). É professor colaborador da Universidade Estadual de Ponta Grossa nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física e professor da Instituição de Ensino Superior Santana. Coordenador de educação física da Sociedade Educacional Professor Altair Mongruel - Colégio SEPAM. 

Publicado

22-12-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
(DES)CAMINHO DA UTFPR NA CONSTRUÇÃO DO MODELO BRASILEIRO DE UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA. edur [Internet]. 22º de dezembro de 2025 [citado 25º de dezembro de 2025];41(41). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/49413