A CONTRIBUIÇÃO DOS PROGRAMAS BRAFITEC E ENGENHEIRO 3I PARA O APERFEIÇOAMENTO DA INTERNACIONALIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE
BRAFITEC AND 3I (INDUSTRY, INNOVATION AND INTERCULTURALITY)
Palavras-chave:
Brafitec; Engenheiro 3i; Internacionalização.Resumo
O objetivo da presente pesquisa é comparar os Programas Engenheiro 3i com o Brésil France Ingénieur Technologie (Brafitec), quanto aos países envolvidos, as instituições participantes, aos cursos envolvidos, ao financiamento ofertado, as exigências do idioma, o trabalho em equipe, a presença de empresa parceira, o conteúdo e a certificação. Trata-se de um estudo documental de natureza qualitativa. Os resultados mostram que ambos os programas atuam no Brasil e na França com exclusividade para os cursos de engenharia. O Programa Engenheiro 3i nasceu em 2017, entre duas universidades, tem financiamento apenas do lado francês, o aluno é trilíngue, trabalha em equipe com colegas selecionados do país origem e do estrangeiro e tem uma empresa parceria e atuando nos dois países. O Programa Brafitec nasceu em 2002, várias universidades do Brasil e da França estão envolvidas, os participantes têm financiamento, o aluno é bilíngue, o trabalho em equipe entre os membros selecionados não é exigência do Programa e não há a presença de empresa fazendo parte do programa. Conclui-se que entre os programas há mais diferenças que similaridades, isso significa que um programa complementa o outro. O Programa Brafitec tem maturidade, várias edições, investimento e é um programa do governo brasileiro, tem um papel relevante na consolidação de novos programas como o Engenheiro 3i, que é jovem, ainda precisa se aperfeiçoar, tem poucos recursos e é um programa interinstitucional, mas que busca a inovação na formação do engenheiro do futuro.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.