CAPITALISMO E ASSÉDIO: UM VÍNCULO ESTRUTURAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/edur.v41i41.61820

Palavras-chave:

Capitalismo, Universidade, Assédio

Resumo

A resenha apresenta uma análise crítica acerca da temática abordada no artigo “Produtivismo a qualquer custo? Gerencialismo e assédio moral na universidade”. A luz da teoria social de Karl Marx, buscou-se analisar o fenômeno do assédio nas instituições de ensino superior. Assim, ao invés de compreendê-lo como um desvio individual, uma questão ética ou uma falha de gestão, o texto o situa como resultado estrutural da relação de dominação do capital sobre o trabalho

No capitalismo, o assédio aparece como mecanismo funcional de controle, medo e pressão, garantindo produtividade e extração de mais-valia. Nas universidades o assédio assume formas específicas: exigências de produtividade, metas inalcançáveis, cortes de recursos, flexibilização de direitos e rebaixamento salarial. Tais condições impõem ao trabalhador um perfil empreendedor e dócil, enquanto novas políticas e medidas governamentais visam canalizar denúncias e responsabilizar as instituições, sem enfrentar a raiz do problema.

Mesmo que medidas de prevenção produzam efeitos paliativos, o assédio persiste e tende a se intensificar em momentos de crise, greves ou reformas que ampliem a precarização, como a atual proposta de Reforma Administrativa. A resenha conclui que apenas a superação do capitalismo, com a extinção da propriedade privada e do Estado, permitiria eliminar a violência e o assédio, possibilitando uma sociedade socialista baseada na organização coletiva da riqueza e na satisfação das necessidades humanas.

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Biografia do Autor

  • Savana Diniz Gomes Melo, Universidade Federal de Minas Gerais

    Savana Diniz Gomes Melo é professora aposentada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG), em contrato de professora voluntaria. Professora permanente do Programa do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social (PPGE/FaE/UFMG). Mestre (2003) e doutora (2009) em educação (ambos pela UFMG), com estágio doutoral na Universidade General de San Martin, Buenos Aires, Argentina (2007). Pós-doutora com estágio na Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de La Coruña, Galícia, Espanha (2014). Vice-líder do Grupo de Pesquisa-Ação Sobre Universidade e Educação Superior (Universitátis/FaE/UFMG). Membro da Rede Universitas/BR e coordenadora do Eixo 4 (O trabalho nas instituições de educação superior brasileiras). Integrante da Direção Colegiada da Rede de Pesquisadores sobre Associativismo e Sindicalismo dos Trabalhadores em Educação (REDE ASTE). Militante do movimento sindical docente.

  • Rafaela Campos Duarte Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

    Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais, tendo realizado formação complementar em Ciências da Educação. Mestre e Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação Conhecimento e Inclusão Social da Universidade Federal de Minas Gerais, na linha de Políticas Públicas. É membro do Grupo de Estudos sobre a Universidade (Universitátis/FAE/UFMG) e empreende pesquisas sobre os seguintes temas: Capitalismo e educação; Políticas Públicas e educação; Reformas educacionais na Educação Básica e Educação Superior; Mercantilização e privatização da educação superior. Atualmente é Professora de Educação Superior na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), na área de políticas públicas e gestão da educação, e atua como Pedagoga no Centro Federal de Educação Tecnologica de Minas Gerais (CEFET-MG).

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Publicado

22-12-2025

Edição

Seção

Resenha Avaliativa

Como Citar

1.
CAPITALISMO E ASSÉDIO: UM VÍNCULO ESTRUTURAL. edur [Internet]. 22º de dezembro de 2025 [citado 25º de dezembro de 2025];41(41). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/61820