As duas mãos

estudo comparado entre João Cabral, Piet Mondrian e Joan Miró

Autores

  • Fábio José Santos de Oliveira Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

DOI:

https://doi.org/10.17851/1982-0739.23.1.198-216

Palavras-chave:

Literatura e Artes Plásticas, João Cabral de Melo Neto, Piet Mondrian, Joan Miró, Metáfora

Resumo

Nosso artigo analisa comparativamente a poética de João Cabral de Melo Neto (1920-1999) e algumas pinturas de Piet Mondrian (1872-1944) e Joan Miró (1893-1983). Para tanto, tomamos com ponto de partida o próprio olhar crítico do poeta, que, em poema intitulado “O sim contra o sim” e através da metáfora da mão direita, estabelece equiparação entre esses dois pintores, ainda que ambos possuíssem uma estética razoavelmente distinta um do outro. Por meio dessa visada crítica acerca dos pintores, alcançamos, por fim, uma leitura da própria poesia de João Cabral: ao escrever sobre outros, o poeta acaba escrevendo também sobre si mesmo.

Biografia do Autor

  • Fábio José Santos de Oliveira, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
    Doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada (USP/ Université Paris 8). Pós-doutor pelo Instituto de Estudos Brasileiros (IEB/USP). Professor Adjunto da Universidade Federal do Maranhão (UFMA - Campus III).

Referências

CARONE, Modesto. A poética do silêncio. São Paulo: Perspectiva, 1979.

GOMBRICH, E. H. The story of art. 15 ed. New York: Phaidon, 1995.

GONÇALVES, Aguinaldo. Transição & permanência: Miró/ João Cabral – da tela ao texto. São Paulo: Iluminuras, 1989.

MELO NETO, João Cabral de. A educação pela pedra e depois. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997b.

MELO NETO, João Cabral de. Serial e antes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997a.

MELO NETO, João Cabral de. Joan Miró. Rio de Janeiro: Ministério de Educação e Saúde, 1952.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Signos. Trad. Maria Ermantina Galvão Gomes Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

MONDRIAN, Piet. Catalogue raisonné. New York: Harry N. Abrams, 1998. 2 vol.

MONDRIAN, Piet. Neoplasticismo na pintura e na arquitetura. Trad. João Carlos Pijnapel. São Paulo: Cosac & Naify, 2008.

PEIXOTO, Marta. Poesia com coisas. São Paulo: Perspectiva, 1983.

SCHAPIRO, Meyer. Mondrian: a dimensão humana da pintura abstrata. Trad. Betina Bischof. São Paulo: Cosac & Naify, 2001.

Downloads

Publicado

2018-03-16

Edição

Seção

Teoria, Crítica Literária, outras Artes e Mídias