Será livro?

Autores

  • Daiane Carneiro Pimentel Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.17851/1982-0739.22.3.108-121

Palavras-chave:

não-livro, paródia, Oswald de Andrade

Resumo

Proponho-me a desenvolver uma leitura de Serafim Ponte Grande, de Oswald de Andrade, a fim de demonstrar que em tal obra a dimensão crítica pode ser verificada na problematização das noções de escrita, de romance e de livro. A princípio, serão abordados o modo como Serafim relaciona-se com a escrita e o fato de o protagonista planejar compor um romance. Em seguida, será analisada a unidade intitulada “O Merediano de Greenwich”, um “romance de capa e pistola” que, por meio da paródia, desconstrói práticas literárias e atinge material e textualmente a cultura livresca. Serafim Ponte Grande constitui-se, assim, como uma obra que tensiona seus próprios limites e que solicita de seu leitor uma postura interpretativa também pautada pela negatividade, isto é, pela recusa dos lugares-comuns da investigação crítica. Ao desdobrar a negatividade de Serafim Ponte Grande, pretendo explicitar elementos que fazem desta produção oswaldiana um não-livro.

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Biografia do Autor

  • Daiane Carneiro Pimentel, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
    Doutoranda em Estudos Literários pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais. Bolsista da CAPES.

Referências

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Publicado

2017-10-27