O futuro do passado

Autores

  • Rafael Silva (org.) Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • André Malta Universidade de São Paulo (USP)
  • Antônio Martinez de Rezende
  • Bernardo Guadalupe Lins Brandão Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Fabíola Menezes de Araújo Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ)
  • Jaa Torrano
  • Jacyntho Lins Brandão Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Jean Tótola
  • Júlia Batista Castilho de Avellar Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Paulo Sérgio de Vasconcellos Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Raimundo Carvalho Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

DOI:

https://doi.org/10.17851/1982-0739.27.2.361-424

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rafael Silva (org.), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

    Doutorando em Estudos Clássicos pela Faculdade de Letras (UFMG), com mestrado e graduação na área por essa mesma instituição. Seus interesses e publicações passam por Filosofia e História (Antigas e Contemporâneas), Literatura, além de teoria e prática da Tradução. Tem alguns poemas publicados em antologias e revistas literárias. É o criador do canal no YouTube “Rafael Silva” (https://www.youtube.com/c/RafaelSilvaLetras).

  • André Malta, Universidade de São Paulo (USP)

    Professor de língua e literatura grega antiga na Universidade de São Paulo, tendo obtido por essa instituição os títulos de mestre (1998), doutor (2003) e livre-docente (2013). Realizou ainda um pós-
    -doutorado nos Estados Unidos, pela Brown University (2011-2012). É autor de uma “Tetralogia Homérica” formada pelos livros: 1. A Selvagem Perdição: Erro e Ruína na Ilíada; 2. Homero Múltiplo: Ensaios sobre a Épica Grega; 3. A Musa Difusa: Visões da Oralidade nos Poemas Homéricos; e 4. A Astúcia de Ninguém: Ser e Não Ser na Odisseia. Traduziu cinco obras de Platão, além de uma seleção das Fábulas de Esopo. É o criador do canal no YouTube “Isso Aqui Não é Grego”.

  • Antônio Martinez de Rezende

    Possui graduação, mestrado e doutorado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente está aposentado como professor associado dessa mesma instituição. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Latina, atuando principalmente nos seguintes temas: latim, gramática, ensino, tradução e literatura latina.

  • Bernardo Guadalupe Lins Brandão, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

    Formado em Letras Clássicas e Doutor em Filosofia pela UFMG, foi professor na PUC-MG, UFOP e UFPR. Atualmente é professor de Grego Antigo na UFMG. Foi editor do blog/revista Escamandro e é autor dos livros Rua Musas (2013) e Enéada VI, 9 de Plotino: uma tradução comentada (2020).

  • Fabíola Menezes de Araújo, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ)

    Fabíola a Cabocla é escritora e pensadora. Doutora em Teoria Psicanalítica (UFRJ) e doutoranda em Filosofia Antiga (PUC-RJ). Mantém pesquisas nas áreas de Filosofia Antiga, Contemporânea, e em Ancestralidades Afro-brasileiras. Site: https://linktr.ee/ acaboclafabiola

  • Jaa Torrano

    Possui graduação, mestrado e doutorado em Letras Clássicas pela Universidade de São Paulo, além de livre docência pela mesma instituição, onde atua como Professor Titular de Língua e Literatura
    Grega. Autor de O Sentido de Zeus: O Mito do Mundo e o Modo Mítico de Ser no Mundo, A esfera e os dias. Poemas, assim como estudos e traduções sobre obras de Hesíodo, Ésquilo e Eurípides. Trabalha com a tragédia grega, pensamento mítico e filosofia grega.

  • Jacyntho Lins Brandão, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

    Professor emérito da UFMG e professor visitante da UFOP. Autor, dentre outros, do livro de poemas Mais (um) nada (Quixote+Do, 2020).

  • Jean Tótola

    Graduado em Filosofia, esse estudioso das artes atualmente trabalha como desenhista e tatuador. A mudança profissional não foi óbice ao seu interesse pelos Clássicos, posto que são r icos e diversos
    os diálogos travados pela arte com a tradição antiga. Desses diálogos surgem novos olhares sobre nosso próprio tempo, que é precisamente o que o artista espera poder retratar com seu trabalho.

  • Júlia Batista Castilho de Avellar, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

    Doutora e mestre em Letras: Estudos Literários pelo Pós-Lit/UFMG, na área de Literaturas Clássicas e Medievais, e professora de Língua Latina, Literatura Latina e Filologia Românica no Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia (ILEEL/UFU). Seus interesses envolvem latim clássico, poesia latina, lírica de exílio, recepção dos clássicos. Além da atuação acadêmica, interessa-se pelos diálogos entre música e poesia e por projetos artístico-literários envolvendo canto e tradução.

  • Paulo Sérgio de Vasconcellos, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

    Possui graduação em Letras (Português, Francês e Latim) pela Universidade de São Paulo (1983), mestrado e doutorado em Letras Clássicas pela mesma universidade (1990 e 1993). Atualmente, é professor assistente da Universidade Estadual de Campinas. Tem-se dedicado ao estudo da poesia latina (Catulo e Virgílio), à intertextualidade nos estudos clássicos e à questão do biografismo na interpretação da poesia subjetiva romana. Nos últimos anos, consagrou-se ao projeto de anotação e comentário das traduções de Virgílio feitas pelo maranhense Odorico Mendes, coordenando o Grupo de Trabalho Odorico Mendes.

  • Raimundo Carvalho, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

    Nasceu em Pirapora-MG, em 1958. É formado em Letras Português-Latim, tem mestrado em literatura brasileira e doutorado em Comunicação e Semiótica. Publicou Sabor Plástico (1983), Brinde (1990), Catábase (1991), Conversa com o Ciclope (1997), Circo Universal (2000), Murilo Mendes: o olhar vertical (2001), Bucólicas, de Virgílio (tradução e comentário, 2005), Balada do Velho Chico (2016) e Língua impura (2019). Organizou junto com outros pesquisadores Porque calar nossos amores: poesia homoerótica latina (2017). É professor na Universidade Federal do Espírito Santo, onde ensina Latim, Literatura, Laboratório de Criação Literária e desenvolve pesquisas na área de tradução poética.

Downloads

Publicado

2021-11-20